Sopa de Couve Flor

Olá!

Trago hoje uma receita de família da Primeira Guerra Mundial. Durante os primeiros anos da guerra, muitas famílias belgas se refugiaram no Reino Unido, para fugir dos horrores da guerra que assolavam o país inteiro (foram mais de 250.000 refugiados), que tinha sido completamente sitiado pelos alemães.Resultado de imagem para first world war belgian refugees

Essa receita é de um livro do ano de 1915. Trata-se de uma compilação de receitas enviadas por famílias de refugiados belgas. As receitas todas são na maioria simples. A sopa de couve flor que escolhi é muito comum de ser usada como entrada até os dias de hoje nas famílias da Bélgica.

A receita é a seguinte (livremente traduzida do original em inglês):

Depois de ter cozinhado uma couve-flor, é uma grande extravagância jogar fora o licor; ele tem um sabor suave e forma a base de uma boa sopa. Lave bem sua couve-flor, tendo bastante cuidado em remove toda a terra e insetos. Coloque-a para cozinhar com a cabeça para baixo, em água salgada; e, quando estiver mole, retire do fogo. Agora para a sopa. Passe toda a couve por uma peneira. Frite algumas cebolas em cubinhos, adicione o licor da couve-flor e os pedaços que foram passados pela peneira, adicione um pouco de pimenta branca e uma fatia de pão integral. Deixe tudo ferver a fogo baixo por pelo menos meia hora, então, um pouco antes de servir, tire o pão e salpique duas colheres de chá de queijo gruyère ralado.

20180618_195726

Esta é a sopa. Claro que sempre dá para incrementar. É uma ótima base. uma vez fritei camarões e adicionei à sopa pronta (e foi dessa vez que eu tirei a foto acima), por exemplo.

Espero que gostem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s