Reza a lenda que após a Batalha de Marengo (para mais informações, veja aqui no Wikipedia), quando Napoleão Bonaparte ainda era o Primeiro Consul, o alto comando ficou com fominha. Porém a carga de suprimentos deles havia sido perdida, extraviada.
Então, o cozinheiro pediu que pegassem o que conseguissem encontrar na cidade. Os soldados voltaram com: uma galinha, tres ovos, 4 tomates, 6 camarões de rio, alho, um ramo de salsinha, azeite e uma panela.
E foi com isso que o cozinheiro saciou a fome do pessoal. Quer experimentar? Aqui vamos nós!
Receita:
Ingredientes
- 1,5 a 2kg de coxas/sobrecoxas de frango
- Ossos de frango
- 4 col (sopa) manteiga
- 1 1/2 de água
- 1 alho poró pequeno (opcional)
- 1/2 xíc de conhaque
- 4 tomates
- 2 ramos pequenos de salsinha
- 300gr de polpa de tomate (opcional)
- 1 col (sopa) azeite
- 3 ovos
- Óleo (para fritar os ovos)
- Sal e pimenta do reino
- Limpar as coxas e reservar
- Numa panela, derreter 1 colher da manteiga, juntar os ossos (se tiver) e deixar dourar. Adicionar água e a parte verde do alho poró, 1 dente de alho e os talos de salsinha. Reduzir bastante o caldo, coar e reservar.
- Numa panela grande, com o fundo grosso, aquecer o resto da manteiga junto com o azeite para dourar o frango. Juntar o outro dente de alho, cortado ao meio apenas, a parte branca do alho poró, os tomates cortados em quartos e a salsinha bem picada.
- Depois de refogar tudo, juntar o conhaque. (Nessa hora eu também coloquei uma cebola cortada em quartos para dar um sabor a mais)
- Quanto o álcool evaporar, colocar o caldo e a polpa de tomate e deixar tudo ferver por volta de 20 minutos. Ajustar o sal e a pimenta.
- Enquanto o frango fica pronto, basta fritar os ovos e juntá-los no prato com o frango.
Voilá! Está pronta a comida dos guerreiros vitoriosos!
.