Oi pessoal!
Como vai o friozinho? Que tal um arroz doce? E ainda por cima de forno, pra ajudar a esquentar a casa? Pois é, era fazendo bastante comida no forno que muitas pessoas esquentavam a casa antigamente e ainda hoje.
Pra ser bem sincera, eu nunca liguei muito pra arroz doce não. Mas o que eu descobri depois é que eu não gostava porque era doce demais. Os que eu comia sempre levavam leite condensado, ficavam bem pesados.
Essa receita é de um livro dos anos 1940 e leva bem menos açúcar do que as receitas de agora tem além de ser prático: só misturar tudo e esquecer no forno. Esquecer mesmo, porque demora!
Lá vai:
Ingredientes:
- 4 xícaras de leite
- 1/4 xíc. acucar
- 1/4 xíc. arroz branco cru, lavado
- 1 col. sopa de manteiga/margarina
- 1/4 col. chá de sal
- 1/4 col. chá noz moscada
- 1 col. chá extrato de baunilha
Método:
- Misturar todos os ingredientes e colocar em um refratário untado.
- Levar ao forno médio sem cobrir por mais ou menos 2h30 (ou até o arroz ficar bem molinho). Misturar um pouco o arroz de vez em quando.
- Quando estiver molinho e cremosinho é só tirar do forno e deixar esfriar devagar (o melhor é deixar descansar no fogão, que ainda vai estar num lugar meio quente).
- Se quiser, pode adicionar também meia xícara de passas 1h30 antes do arroz ficar pronto.
- Serve 4-6
Pra servir eu juntei um biscoito wafer (sem recheio, claro), que dá pra encontrar em qualquer casa dessas de biscoito. O crocante do biscoito com o cremosinho do arroz fica muito bom!